Curso Recursos Tecnológicos

Análise de Balanço: Planilha ADC 3.0

Planilha para análise de balanço, pré-programada em Excel. Totalmente atualizada para o novo padrão contábil brasileiro, aderente à estrutura prevista nas IFRS.

Saiba mais.

Qual o tamanho do rombo no balanço da Petrobrás PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Sex, 27 de Março de 2015 17:14

Em nota divulgada hoje, 27/03/2015,  a Petrobrás afirma que "ainda não finalizou os trabalhos de elaboração de suas demonstrações financeiras do 3º trimestre de 2014 e do ano de 2014":


Como já informado ao mercado por meio dos Comunicados dos dias 12, 20, 25 e 26 de março de 2015, a Petrobras ainda não finalizou os trabalhos de elaboração de suas demonstrações financeiras do 3º trimestre de 2014 e do ano de 2014, para supervisão dos auditores independentes e aprovação pelo Comitê de Auditoria, Conselho Fiscal e de Administração, para posterior divulgação. 


Dessa forma, as demais matérias atribuídas à AGO, tais como: (i) examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras e tomar as contas dos administradores; (ii) deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e distribuição dos dividendos relativo ao exercício de 2014; (iii) aprovar o orçamento de capital relativo ao exercício de 2015, serão objeto de deliberação em Assembleia Geral Extraordinária a ser oportunamente convocada.

A Petrobras reitera o seu firme propósito em finalizar os trabalhos de elaboração de suas demonstrações financeiras no menor prazo possível, porém ainda não existe data para a sua conclusão. (Integra aqui)


Indicamos textos do Prof. Dr. Cesar Tibúrcio (UNB) sobre o tema:


 

Imagem: Economática, via Folha São Paulo em 11/03/205


 
Petrobras apresentará balanço não auditado PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Ter, 20 de Janeiro de 2015 12:23
A Petrobras decidiu apresentar no dia 27 o balanço não auditado do terceiro trimestre de 2014, suspenso desde novembro em decorrência das investigações da operação Lava Jato. Em reunião de conselheiros de administração, a companhia detalhou os cenários estimados para o cenário internacional desfavorável, com a forte queda da cotação de petróleo, além de alternativas para conter a perda de caixa. A estatal também definiu o novo diretor de governança, responsável por "mitigar os ricos de fraude e corrupção".
 
A divulgação do balanço é uma condição para que os credores da estatal não cobrem antecipadamente uma série de títulos da empresa. O prazo final expira no dia 30 de janeiro, e por isso a determinação em apresentar no dia 27 os resultados não auditados. Antes, os números serão apreciados pelo Conselho, em reunião extraordinária no Rio. O balanço consolidado, após avaliação de auditoria independente, ainda não tem previsão de divulgação.
 
Leia a íntegra da matéria aqui em Época Negócios
 
A importância da padronização de balanço PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qui, 22 de Janeiro de 2015 12:36
A padronização de balanço sem dúvida é essencial para uma boa análise de balanço, notadamente quando o objetivo envolve a comparação com outras empresas do setor. Já em 1937, João Luiz dos Santos, na segunda edição do clássico livro “Ensaio sobre análise de balanço”, falava dos problemas advindo da falta de uniformidade na apresentação do balanço, considerando que à época a lei também não estabelecia a obrigatoriedade de padronização.
 
O autor cita o fato do Federal Reserv Banks (EUA) estabelecer desde 1917 um modelo de balanço para “seus constituintes”. Na obra é apresentado dois balanços para exemplificar a importância de uma padronização, mostrando um balanço composto de várias contas agrupadas apenas como ATIVO e PASSIVO, onde as contas de PL estão no PASSIVO. Em seguida o autor já propunha um modelo, segregando estas mesmas contas em: Ativo Corrente, Ativo Imobilizado, Ativo não classificado, Passivo Corrente, Passivo Consolidado (inclui aqui debêntures), Passivo não classificado e Conta dos Proprietários, e em seguida comenta cada um dos grupos e suas principais contas.
 
Somente mais tarde a Lei das Sociedades Anônimas de 1940 veio delinear os grupos patrimoniais, e na edição de 1976, e alterações posteriores trazer uniformidade de padronização com as normas internacionais de contabilidade (IRFS). Porém, mesmo assim, considerando que a Lei apenas aponta os principais grupos patrimoniais e composição da hierarquia na apresentação do resultado do exercício, o analista precisará ainda assim fazer algum tipo de agrupamento ou reclassificação das contas.
 
Mais detalhes sobre a importância da padronização e reclassificação de contas são apresentadas em nosso livro “Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis” (4 ed. Atlas, 2014), no Capítulo 7 e 8 (páginas 83-100).
 
Você conhece o Qwant? PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qwant quer ser alternativa ao Google ao oferecer busca sem rastreamento
 
O mercado das buscas é dominado pelo Google no Ocidente, enquanto o destaque no Oriente é o chinês Baidu. Mesmo assim, o motor de busca francês Qwant quer convencer os internautas com a proposta de não rastrear a navegação deles na rede. Presente em todos os países da Europa, o motor de busca estreou uma versão adaptada ao mercado brasileiro durante a Campus Party.
 
 
[...] Na Europa, o buscador tem a vantagem do sentimento anti-Google que vigora no continente. A empresa foi alvo de críticas por uma série de polêmicas, como a dos carros do Google Street View que coletavam informações de redes Wi-Fi. Mas e no Brasil?
Leia mais...
 
Dica: sites para baixar livros gratuitos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Seg, 23 de Março de 2015 20:26

É vasta a oferta de sites com livros eletrônicos para download – isso se você procura obras da literatura brasileira e internacional em domínio público ou lançamentos em inglês. Ainda há poucos títulos comerciais em português disponíveis em forma de e-book.

O site Domínio Público [www.dominiopublico.gov.br], do Governo Federal, traz na íntegra obras de escritores como Machado de Assis e Fernando Pessoa. O portal também destaca uma edição de “A Divina Comédia” [Dante Alighieri] em português.

A maioria dos livros disponíveis no Domínio Público está no formato PDF, que pode ser lido no programa Adobe Reader e em alguns aparelhos leitores de e-books. Mas a obra completa de Machado de Assis, por exemplo, pode ser consultada diretamente do navegador, no formato HTML.

Outra fonte valiosa de livros em domínio público com texto completo é o Project Gutenberg [www.gutenberg.org], que se diz o primeiro produtor de livros eletrônicos e agrega títulos em diversas línguas.

Os livros no Project Gutenberg estão disponíveis em vários formatos, como ePub  [usado no Kindle, por exemplo], PDF, HTML e Mobipocket [para celulares].

No Google Livros [www.books.google.com.br] há obras com visualização parcial ou integral. São poucos os livros disponíveis para download -a maioria só pode ser lida no site. Fuçando, é possível se deparar com boas surpresas, como uma tradução em português de “A Metamorfose” [Franz Kafka] na íntegra.


Dica de eBokkPress


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Pgina 1 de 8