Blogs de Contabilidade

 

Blog Bom de Aula

Livro: Vocabulário Brasileiro de Tributação PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qua, 27 de Maio de 2015 17:42
Título: VOCABULÁRIO BRASILEIRO DE TRIBUTAÇÃO - Uma ênfase no ICMS
Autores: Ivo V. Pedrosa; Eneida Ende; Maria Roseana Soares; Fernanda Cornils
Publicação: NUPESP
Ano: 2007
 
O livro é uma publicação do Núcleo de Pesquisas em Economia do Setor Público - NUPESP, vinculado à Universidade de Pernambuco – UPE.
 
Apresentação da obra pelos autores: O objetivo geral do Vocabulário é fornecer aos leigos e a todos os segmentos da sociedade voltados para as questões tributárias (administradores públicos, empresários, jornalistas, professores, estudantes, profissionais liberais de diversas formações, etc.) um instrumento de fácil consulta sobre a terminologia adotada na legislação e na administração tributárias, como também nos diversos fóruns de discussão sobre a reforma tributária e sobre o federalismo. Os objetivos específicos são: reunir em único livro a terminologia, relativa à tributação no Brasil, esparsa em inúmeras fontes de consulta; atualizar os instrumentos de consulta existentes tendo em vista o debate sobre as principais alternativas da reforma tributária; produzir um vocabulário de termos básicos usados na literatura sobre tributos; e ser fonte de informação simples e sintética sobre esse tema. E, como objetivo mais ambicioso, o projeto do Vocabulário pretende colaborar para a compreensão de matéria tão importante no cenário brasileiro, a tributação nacional. Como pretensão maior, intenciona contribuir para a compreensão, por parte dos cidadãos comuns, das políticas tributárias que tanto podem alterar a história de uma nação, quanto o cotidiano de seus cidadãos. Registre-se que os autores desconhecem, no mercado editorial, título semelhante à disposição dos leitores. Nesta primeira edição, constam os verbetes selecionados como prioritários dentre um conjunto significativamente maior, já identificado pelos autores, a serem objeto de futuras edições.
 
 
Outras publicações do NUPESP: http://www.nupesp.org/publicacoes
 
Incertezas dos EUA na convergência às IFRS PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qui, 14 de Maio de 2015 01:17

“Provavelmente não recomendarei a adoção das IFRS nos EUA”

Depois de anos de tentativa de convergência, através da adoção das normas internacionais (IFRS) pelos Estados Unidos, o contador chefe da SEC, Schnurr (foto), a entidade correspondente a CVM naquele país, afirmou que provavelmente não irá recomendar a adoção das IFRS ou que empresas dos EUA possam escolher estes padrões. 

Estas afirmações ocorreram durante a 14ª. conferência anual do Baruch College, na cidade de Nova Iorque. Segundo suas palavras:

“there is little support for the SEC to provide an option allowing [U.S. public] companies to prepare their financial statements under IFRS.”

Leia mais...
 
SINAFC – Simpósio Nacional para Futuros Contadores PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qua, 13 de Maio de 2015 12:12

O SINAFC – Simpósio Nacional para Futuros Contadores será  um evento totalmente online e 100% gratuito voltado para a disseminação de conhecimento aos novos contadores. 

 
Para esta sua primeira edição, os organizadores, Cristian Takinami e Mainara, alunos de Ciências Contábeis do Centro Universitário Senac de São Paulo, decidiram focar uma das grandes frustrações da classe, que se traduz em preocupação, que faz parte de uma incógnita que assola a grande maioria dos colegas contadores, e que resumidamente compreende: O Futuro profissional e o planejamento de suas carreiras.
 
Período do evento: Este 1º SINAFC terá como tema “Contadores: Caminhos Possíveis” e foi planejado para ser realizado durante 7 dias, entre os dias 21 a 27 de Julho de 2015, com três palestras/entrevistas por dia.
  • 1º : das 8h até 00h,
  • 2º : das 15h até o termino da Palestra
  • 3º : das 20h até o termino da Palestra
Site do Evento:
Palestrantes confirmados:
  • Juliana Zacconi - Coach
  • Karin Gomes e Liliane Lima - Professora regime integral do Senac
  • Kátia Meireles - Consultora da KSM consultoria
  • Leonardo Oliveira - Coach Instituto Positive Virus
  • Leonardo Santicioli- Gerente da Deloitte
  • Norberto Honorato - Gestor do Projeto Setorial de Biotecnologia da Apex-
  • Brasil
  • Maria Thereza - Coordenadora do Mestrado Prossional MackenziePaulo
  • Márcia Pedro - Coach
  • Paulo Nakamura - Partner da Deloitte
  • Regina Galhardi - Sócia da BGF Contadores Associados
  • Vanildo Veras - Diretor de Inteligência Fiscal - Datanil


 
25 truques "escondidos" no Google Chrome PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qua, 13 de Maio de 2015 12:03

Google ChromeO Google Chrome cresceu rapidamente e hoje "briga" de igual com o Internet Explorer em popularidade. 

 

Confira abaixo alguns truques, atalhos e extensões que melhoram a experiência de uso e impulsionam o desempenho da plataforma:
 

Leia mais...
 
Brasil está avançado em padronização fiscal PDF Imprimir E-mail
Escrito por Alexandre Alcantara   
Qua, 13 de Maio de 2015 00:50
Especialistas acreditam que o Brasil não precisará se adaptar às novas regras fiscais dos países desenvolvidos porque já possui um cruzamento avançado de informações tributárias no setor privado.
 
Até dezembro, os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) - o qual reúne os países mais industrializados e também alguns emergentes como México, Chile e Turquia - deverão estar adaptados ao Plano de Ação do Base Erosion and Profit Shifting (BEPS).
 
As medidas a serem adotadas visam impedir multinacionais de buscar países com impostos mais baixos para lançarem seus lucros (tributação), mesmo que boa parte desse ganho tenha sido conquistada em outro país. Isso porque essa prática - que é legal - estava reduzindo a receita desses países em meio à crise financeira internacional iniciada em 2008.
 
Leia mais...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Pgina 1 de 11